Arquidiocese de o Fundo
 
 
Imaculado Coração de Maria | Victor Graeff

Imaculado Coração de Maria | Victor GraeffPároco: Padre Wilton dos Santos Bento Número de Comunidades: 9 Data da fundação: 25 de novembro de 1984 Expediente na secretaria: Segunda a sexta-feira: 13h30 às 17h30 5e2yi

 
 
 

O primeiro nome da localidade de Victor Graeff não tinha a atual sonoridade germânica, mas era bem brasileiro: Cochinho. Assim era conhecida a aglomeração de casas situada nas proximidades de Não-Me-Toque e que, antes de ser município, chegou a ser o segundo distrito de Não-Me-Toque. Dizem que o nome surgiu por causa de um pequeno bebedouro, ou cocho escavado em madeira, que existia na localidade e onde os carroceiros encontravam água para os animais.

Era o começo do século vinte. A região começava a ser colonizada. Era ainda o tempo dos transportes com carroça, tempo em que não se precisava de postos de gasolina, mas de abastecimento de água para os carroceiros e seus animais de tração. Nas proximidades do "cochinho" foi surgindo pequena povoação que oferecia descanso e suprimentos aos carroceiros. Ao longo dos anos a povoação cresceu e recebeu então o nome primitivo de Cochinho.

A comunidade católica do Imaculado Coração de Maria foi criada no ano de 1904. Era atendida inicialmente pelos padres de o Fundo. A partir da presença franciscana em Não-Me-Toque, foi por eles atendida, desde 1914 até a criação da Paróquia, em 1984.

Hoje, o nome de Cochinho caiu em desuso, tendo sido substituído oficialmente por Victor Graeff, por ocasião da emancipação, ocorrida a 23 de outubro de 1965. A nova cidade recebeu este nome em homenagem ao Deputado Estadual Victor Oscar Graeff que, com muitos outros, foi um grande batalhador pela emancipação. Victor Graeff havia sido Prefeito de o Fundo. A emancipação aconteceu em pleno tempo da Revolução de 1964 e o primeiro Interventor do Município foi o Sr. Norberto Barth.

A população de Victor Graeff é predominantemente formada por famílias de origem alemã. As Igrejas Católica e Evangélica Luterana acompanham a população desde o início. A marca está nos belos templos situados ao redor da famosa praça central. Esta praça ficou conhecida em todo o Estado devido ao bom gosto da decoração natural, feita de modo artístico nos ciprestes e outras árvores da praça.

Com o fortalecimento do município e aumento da população, as lideranças começaram a solicitar a criação da Paróquia Católica, pois já existia a Evangélica. Foi construída a Casa paroquial nos anos de 1983 e 1984. O sonho de ser paróquia se concretizou em 25 de novembro de 1984, com a criação da Paróquia Imaculada Coração de Maria, de Victor Graeff. Os padres franciscanos de Não-Me-Toque, que por muitos anos atenderam Victor Graeff, deram lugar aos padres diocesanos, que assumiram a nova paróquia. A paróquia é formada por oito comunidades do município de Victor Graeff e a Capela Nossa Senhora de Linha Glória do município de Não- Me-Toque. A atual Igreja matriz foi inaugurada no ano 2003.

 
 
Local e Contato

Endereço: Avenida 25 de Julho, 668, Centro CEP: 99350-000 | Victor Graeff - RS
Celular/WhatsApp: (54)9 9686-1729
email: [email protected]

 
 
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | o Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | o Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2025 - Arquidiocese de o Fundo. Todos os direitos reservados.